Alfa Notícias

ORTO-CRESOL

Em nossa região o Setor Industrial é muito representativo, e o dinamismo é imprescindível para atender às demandas de Medicina do Trabalho. Com atenção às necessidades do setor e às inovações técnico-científicas, o Alfa tem realizado investimentos importantes no setor de Toxicologia, com equipamentos e qualificação profissional.

 

Uma importante inovação é a internalização do exame de Orto-cresol, que traz rapidez e garantia de especificidade para o controle de exposição ocupacional ao tolueno.

 

O tolueno está presente principalmente em solventes orgânicos, que são amplamente utilizados em tintas, diluentes, vernizes, colas, entre outros. A composição do solvente varia de acordo com a finalidade dos produtos, sendo o tolueno a substância mais prevalente, misturado com outros compostos, como éteres, cetonas e hexano.

 

A exposição aguda e crônica a solventes representa um risco grave à saúde, por sua ação neurotóxica. Por isso é tão importante que o controle da exposição ocupacional seja feito da maneira mais acurada.

 

Após a exposição humana, o tolueno é rapidamente biotransformado em vários metabólitos.

 

As recomendações mais recentes de órgãos nacionais e internacionais indicam que o Orto-cresol é o metabólito que pode ser detectado com mais segurança para determinação de exposição ao tolueno, em substituição à dosagem de àcido hipúrico, que pode sofrer interferências. Alimentos que utilizam como conservante o ácido benzóico, como geleias, iogurtes, refrigerante guaraná, sucos concentrados de frutas, erva de chimarrão e outros, provocam um aumento de níveis de ácido hipúrico na urina que, por não ser proveniente do metabolismo do tolueno, prejudica o controle de exposição ocupacional, gerando resultados mais elevados.  

 

Em janeiro de 2022 entrou em vigor a nova NR-7, que aponta a obrigatoriedade da substituição da dosagem de ácido hipúrico pela dosagem de orto-cresol.  Apenas cerca de 1% do tolueno absorvido é transformado em cresóis, um subproduto do metabolismo, o que exige técnicas mais sensíveis para sua determinação. No Alfa o exame é feito por Cromatografia Gasosa, metodologia de referência para essa análise.

 

Os valores de Orto-cresol detectados na urina são provenientes unicamente do metabolismo do tolueno.

 

Dra. Jéssica Colombo Breda – Biomédica

CCA – Comitê Científico Alfa

 


Para mais informações sobre este e outros exames periódicos contate nosso Setor Comercial.

Telefone / WhatsApp: 54 99974.4521