PROTEÇÃO DE DADOS E DIREITOS DOS PACIENTES

Conheça nossa política de proteção e tratamento de dados e os direitos de todos os pacientes Alfa

POLÍTICA DE PRIVACIDADE DO ALFA LABORATÓRIO

A prestação dos serviços oferecidos pelo Alfa está condicionada à coleta e tratamento de Dados Pessoais do cliente. O Alfa se preocupa em garantir a privacidade dos clientes, e se compromete a utilizar os Dados Pessoais com responsabilidade e sigilo, e somente para os fins necessários ao cumprimento de nossos serviços.

Por isso, em atendimento a Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD, tornamos pública e acessível nossa Política de Privacidade.

 

Consentimento para utilização de dados pessoais

Ao fornecer seus dados ou material biológico ao Alfa você confirma expressamente que está DE ACORDO com a nossa Política de Privacidade.

Você pode revogar o consentimento a qualquer tempo, ou solicitar a exclusão de suas informações do nosso Banco de Dados. Entretanto, por força de lei – dada a natureza de nossos serviços – a maioria dos dados não poderá ser eliminada.

Você tem direito, a qualquer tempo, de ter acesso aos seus dados pessoais armazenados e de corrigir dados desatualizados ou incompletos. Também pode solicitar a portabilidade de suas informações para outros serviços laboratoriais.

 

Como o Alfa coleta seus dados pessoais?

Todas as informações que precisamos para oferecer qualidade e segurança aos clientes que procuram o Alfa são fornecidas pelo próprio cliente ou responsável. O tratamento de dados pessoais de menores de idade somente ocorre em seu melhor interesse e observando a necessidade de consentimento do seu responsável legal.

Em algumas situações, quando o Alfa é contratado por uma empresa ou instituição, para Medicina do Trabalho, eventos ou Campanhas de Saúde, é possível que a própria empresa forneça ao Laboratório os dados necessários sobre os funcionários ou participantes.

Também podemos obter dados e informações de fontes públicas.

 

O que o Alfa faz com os Dados Sensíveis?

A prestação de serviços que realizamos também gera dados, e eles pertencem a você. Tais dados são armazenados atrelados ao seu cadastro pessoal. Assim, todos os exames que você fizer no Alfa irão compor o seu prontuário médico eletrônico. A manutenção deste prontuário eletrônico é uma obrigação legal e regulatória, em atendimento à Resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM) nº 1.821 de 2007 e artigo 6º da Lei 13.787/2018. A manutenção desses dados também é relevante, pois eles complementam um serviço que colocamos à sua disposição, que é o acompanhamento do seu laudo evolutivo.

Você tem direito a acesso aos seus dados armazenados a qualquer momento.

 

Como podemos compartilhar seus Dados?

Não comercializamos dados pessoais dos nossos clientes e não os compartilhamos por interesses que não estejam relacionados à prestação do serviço.

Seus dados pessoais podem ser eventualmente compartilhados:

  • Com laboratórios parceiros, para realização dos seus exames.
  • Com seus médicos assistentes.
  • Com a sua operadora de saúde, por força de execução de contrato.
  • Com autoridades sanitárias nos casos de exames de notificação compulsória.
  • Com sua empregadora, sempre que o serviço seja feito por intermédio desta.
  • Com autoridades judiciais, administrativas ou governamentais competentes, sempre que houver determinação legal, requerimento, requisição ou ordem judicial.

Você tem o direito, através de requisição formal ou pessoal, de saber como o Alfa compartilhou seus Dados.

 

 

 

Como protegemos seus Dados?

Funcionários do Alfa têm acesso aos seus Dados, restrito e necessário ao cumprimento de suas funções. Todos os colaboradores assinam o Termo de Sigilo, comprometendo-se a proteger os dados dos clientes de acordo com nossa Política de Privacidade.

Nosso Banco de Dados eletrônico é protegido, e as informações são criptografadas.

 

Como os Dados Pessoais poderão ser tratados no Alfa?

DADOS COLETADOS

FINALIDADE

Dados de identificação como nome, número de documento, data de nascimento, telefone, dados de convênio,

Atendimento a determinações legais

Cadastro das solicitações e correta identificação de materiais

Fornecer ao cliente acesso aos resultados via site

Realizar solicitações e cobranças junto ao convênio

Endereço e telefone

Realizar coleta domiciliar e agendamentos

Entrar em contato para informações referentes ao seu atendimento

Gerar estatísticas para o laboratório (anonimizados)

CPF

Dados de cartão de crédito (atendimento particular)

E-mail

Cobrança e Emissão de Nota Fiscal

Em atendimento a solicitação do convênio

Atendimento a sugestões ou reclamações

Dados de saúde como peso, altura, existência de comorbidades, uso de medicamentos e outros

Garantir a qualidade de nossos serviços e evitar pedidos de recoleta, pois são dados que podem interferir no resultado esperado nas análises

Resultados de exames

Relacionada à tutela da saúde

Anonimizados, para pesquisas científicas ou acadêmicas

 

Alguma dúvida?

Para questionamentos relativos à nossa Política de Privacidade ou para exercício de seus direitos como Titular de dados (cumprindo os protocolos de segurança na identificação do paciente), entre em contato com nosso Setor de Qualidade.

E-mail: qualidade@alfalaboratorio.com.br

Responsável: Dra. Gabriela C. Gasperin Nicolodi – Gerente de Qualidade

 


 

SÃO DIREITOS DOS PACIENTES

  • Acessibilidade de forma compatível com suas necessidades particulares / especiais: todo o paciente tem o direito de que lhe seja garantido o acesso às unidades de atendimento, de forma que suas necessidades particulares / especiais sejam atendidas na prestação dos serviços disponibilizados pela empresa, ou de receber atendimento domiciliar gratuito caso a unidade não disponha desse acesso.
  • Privacidade: todo o paciente tem o direito de que sua privacidade seja respeitada, preservando-se a sua intimidade, a sua vida privada e a sua honra.
  • Dignidade e respeito: todo o paciente tem o direito de receber tratamento digno e respeitoso da empresa.
  • Confidencialidade da informação: todo o paciente tem direito à confidencialidade da informação, sendo-lhe garantido o sigilo dos resultados dos seus exames.
  • Segurança: todo o paciente tem direito à segurança no atendimento, devendo ser assistido na eventualidade de qualquer intercorrência.
  • Consentimento do procedimento a ser realizado, quando aplicável: todo o paciente tem o direito de ser avisado dos riscos inerentes a cada procedimento, mediante assinatura do respectivo termo de consentimento. ​​​​