Dúvidas Frequentes

Acesse aqui as dúvidas mais frequentes sobre exames, preparo para exames, mitos e verdades.
  • Remédios e vitaminas interferem em exames laboratoriais?

    Diferentes medicamentos ou vitaminas interferem em diferentes tipos de exames e precisam ser levados em conta na hora de avaliar o resultado para liberação. Por isso é MUITO IMPORTANTE que você fale para a atentende QUALQUER medicamento ou suplemento que estiver tomando. Em alguns casos específicos o exame não pode ser realizado durante o tratamento.

  • Esforço físico atrapalha os exames laboratoriais?

    Alguns parâmetros como PSA, glicose, fator VIII de coagulação e outros ficam alterados no organismo após o esforço físico, mas a maioria não.Por isso recomendamos que o paciente faça o cadastro no laboratório antes do dia em que quer coletar, para receber as devidas orientações (específicas de cada exame).

  • Que exame pode ser feito à tarde? Exames com jejum precisam ser coletados pela manhã?

    Quase todos os exames podem ser coletados à tarde, inclusive os que necessitam de jejum, desde que o jejum nunca ultrapasse 14 horas.

    Alguns exames como cortisol, ferro e ACTH devem ser coletados de manhã pois é nessa parte do dia que tais substâncias têm um pico no organismo. Outros exames precisam ser coletados de manhã por questões de logística, já que o Núcleo Técnico Alfa fica em Caxias do Sul e o laboratório tem Unidades de coleta em várias cidades.

    Informe-se sobre os horários de coleta na Unidade de sua escolha!

  • Qual a diferença entre HCG qualitativo e quantitativo?

    O hormônio Beta-HCG é produzido quando a mulher está grávida. No entanto ele pode aparecer também em homens e mulheres em algumas patologias específicas sem relação com a gestação.

    O HCG qualitativo indica apenas a presença ou não do hormônio no sangue (reagente ou não reagente), o que é indicativo provável de gravidez.

    O HCG quantitativo indica a quantidade de hormônio detectada na amostra, o que pode ajudar a saber em que estágio está a gestação, ou pode ser utilizado no acompanhamento dos casos sem relação com a gravidez.

  • Por que o braço fica roxo em algumas coletas de sangue?

    Para a coleta de sangue a agulha perfura a sua pele e, mais profundamente, perfura a veia. Em alguns casos - por diferentes motivos - mesmo que você siga as orientações pós coleta, sua pele para de sangrar, mas o buraquinho da veia continua por um tempo. Esse acúmulo interno de sangue é o hematoma, que será naturalmente reabsorvido pelo seu organismo.

    Nem sempre é possível evitar o hematoma, mas após a coleta você deve pressionar bem o local até que seja colocado o curativo, e não leve bolsas ou sacolas neste braço por ao menos meia hora.

  • O que eu faço se a orientação do laboratório for diferente da do meu médico?

    Existem orientações padrão do Laboratório para cada exame, mas seu médico pode estar interessado no comportamento das substâncias em seu organismo em alguma situação específica. Por isso siga sempre as orientações do seu médico, que é quem vai avaliar os resultados.

    O Laboratório irá registrar a situação e realizará a coleta conforme solicitado.

  • Posso fumar durante o jejum?

    Não. Algumas substâncias do fumo podem interferir nos resultados. Não fume antes da coleta.

  • Água quebra jejum?

    Não. Nos exames de sangue que exigem jejum você pode tomar água pura.

    Apenas para exames de urina você não deve tomar grandes quantidades de líquidos, para não diluir a amostra.

  • Existe tempo máximo de jejum?

    Sim. Nunca faça coleta para exames com mais de 14 horas de jejum, pois isso pode alterar a concentração de várias substâncias.

  • Perdi o comprovante de retirada e não sei a senha do site. Como vejo meus resultados?

    Você pode retirar seus resultados em qualquer Unidade do Alfa trazendo seu documento com foto. Não se esqueça de comunicar imediatamente o Laboratório para que a senha seja bloqueada.