Alfa Notícias

Exames laboratoriais para o novo Coronavírus

Os exames laboratoriais para o novo Coronavírus são importantes aliados no controle à pandemia e também fornecem informações muito valiosas em casos suspeitos.

 

Atualmente existem três tipos de exames: o Teste Rápido e o Teste Quantitativo, feitos no sangue, e a Pesquisa PCR, feita com coleta de secreção da nasofaringe (swab nasal).
 

O teste rápido para covid-19 consiste num cassete de plástico (similar àqueles de testes de gravidez encontrados em farmácias) com um pequeno recipiente para o sangue da pessoa a ser testada. O sangue passa, então, por uma fita absorvente que o leva até a área onde está o reagente. Esse exame foi importante no início da pandemia em função da velocidade no resultado, da praticidade e do custo. No entanto, o teste apresenta limitações importantes como elevadas taxas de interferências e imprecisão dos resultados.

Atualmente foram desenvolvidos testes capazes de prestar essa informação de forma muito mais confiável e segura, com a mesma rapidez e custos mais baixos. Trata-se do teste sorológico Quantitativo, que dosa a quantidade de anticorpos presentes no sangue através da metodologia de Quimioluminescência, que possui maior sensibilidade (capacidade de detectar a presença do anticorpo presente), e maior especificidade (não sofre tantas interferências de outros microrganismos).

No Alfa, o Teste Rápido foi substituídos pelo Teste Quantitativo. Somos o único Laboratório da região que possui os equipamentos automatizados e a estrutura montada para a realização deste exame, avalizado por profissionais altamente capacitados. Feito com uma coleta simples de sangue, a sorologia IgG e IgM é capaz de indicar se você já teve contato com o vírus no passado e foi curado, e também se a infecção está presente no momento. O teste quantitativo pesquisa a presença de anticorpos no sangue, produzidos pelo organismo para combater a doença. O resultado fica pronto no mesmo dia, dependendo da unidade Alfa em que for feita a coleta.

O quadro abaixo mostra uma interpretação orientativa básica do Teste Quantitativo – Anticorpos IgG e IgM:

 

 

 

 

A Pesquisa RT-PCR, por sua vez, constitui o padrão ouro para indicar infecção no momento, mesmo quando não há sintomas. É feita com uma coleta de secreção das vias aéreas superiores, e o resultado fica pronto em até 3 dias úteis.

Conheça as principais diferenças entre os tipos de teste e veja qual o mais indicado para cada situação:

 

Consulte valor no Alfa mais próximo.

 


*Não é necessário apresentar requisição médica.