Alfa Notícias

Dia mundial do Rim

Os Rins são muito importantes para o organismo porque possuem diversas funções, sendo a principal função filtrar o sangue para controlar a quantidade de água e de sal no corpo, eliminar toxinas, ajudar a controlar a hipertensão arterial e produzir hormônios que impedem a anemia e a descalcificação óssea, além de eliminar medicamentos e outras substâncias ingeridas.

 

O Dia Mundial do Rim tem como objetivo reduzir o impacto da doença renal em todo o mundo, sendo comemorado na segunda quinta-feira do mês de março (esse ano dia 12). 

 

A Sociedade Brasileira de Nefrologia reforça a importância de avaliação da saúde dos rins em consultas de rotina, principalmente para os seguintes casos: Doença renal crônica na família, diabetes, hipertensão, doenças cardiovasculares, obesidade, para fumantes, infecção urinária e/ou cálculo renal de repetição, uso de medicamentos que comprometem a função do rim, ter  mais de 50 anos, inchaço sem causa aparente, sangue na urina, urina que forma espuma após a micção, gravidez com suspeita de pré-eclampsia, etc.

 

Os principais exames realizados no Alfa para avaliação da saúde dos rins são: ureia, creatinina, DCE, ácido úrico, eletrólitos, exame qualitativo de urina, microalbuminúria, creatinúria e proteinúria.

Cuide dos seus rins, pois eles são fundamentais para: regular a pressão arterial, filtrar o sangue, eliminar as toxinas do corpo, controlar a quantidade de sal e água do organismo, produzir hormônios que evitam a anemia e as doenças ósseas, entre outras. 

 

Fonte: Ministério da Saúde

#diamundialdorim #pelomeubemestar